Em 30/08/07, Nelson Cartaxo<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> [...]
> Oracle instalado? Prepare-se para muita dor de cabeça, pois o processo é no
> mínimo delicado. Para quem utiliza uma distribuição Linux como o Debian,
> isso mal passa pela cabeça do DBA. Você atuliza o SO junto com o PostgreSQL
> e pronto. Outra coisa interessante é que você pode utilizar os
> redirecionamentos do shell para jogar a saída de uma exportação direto na
> entrada de uma importação. Isso economiza tempo de disco. Na verdade o
> PostgreSQL se ajusta muito bem com o Padrão POSIX, enquanto a Oracle insiste
> em criar suas próprias regras como o OFA (Optimal Flexibe Architeture).

Veja... o Oracle também nasceu em ambiente UNIX, muito antes do
Windows nascer. Além disso o Linux é a plataforma preferida da Oracle.
Veja o exemplo da variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH, por exemplo...
é uma certa gambiarra ter de setar isso. Agora... atualizar o SO, tem
que ser algo rotineiro e não um cavalo de batalha.

> [...]
> devorador de recursos. A versão 11g que foi lançada recentemente pede um
> mínimo de 1GB de memória no servidor. O PostgreSQL é bem mais flexível neste
> sentido. Você pode subir um PostgreSQL para testes no seu próprio desktop em
> 2 minutos e já sair testando sem ter que se preocupar muito com isso. Eu
> particularmente chego a ter 2 ou 3 versões do PostgreSQL rodando no meu
> desktop sem problemas. Agora dê uma olhada no procedimento de instalação do
> Oracle e você verá porquê poucas pessoas sabem colocar ele no ar de maneira

Eu espero que o PostgreSQL nunca tenha um instalador Java. Aliás... eu
estava projetando um instalador para o Oracle em modo texto. Porque a
Oracle não disponibiliza um? É claro que o foco da Oracle sempre foram
os bancos de dados de maior portes. O Oracle Express é fruto do
sucesso dos SGDBs livres. Mas a Oracle gosta de tornar o SGDB gordo e
pesado. O PostgreSQL é bem mais leve com certeza!

> [...]
> verá ela implementada na Próxima versão do PostgreSQL e nunca mais terá de
> se preocupar com isso. Acredite ou não, várias funcionalidades do PostgreSQL
> que você usa hoje, surgiram assim. Veja o exemplo dos SkyTools. Existem
> empresas menores que tem contratos de manutenção com desenvolvedores do
> PostgreSQL e utilizam versões modificadas com particularidades mais bizarras
> e funcionam sem problemas. Um detalhe… se você não gostar do desenvolvedor,
> você simplesmente contrata outro, uma vez que você não precisa estar

O foco aqui, é que o povo vive dizendo que o fato de o PostgreSQL não
pertencer a uma empresa é prejudicial. Na verdade a grande vantagem do
software livre não é o custo de licença e sim a independência de
fornecedor. Isto é algo onde o PostgreSQL leva enorme vantagem. O
esquema de suporte da Oracle é quase uma extorsão.

> [...]
> lista de discussão dos desenvolvedores. Um exemplo de como isso pode ser
> útil é saber o que esperar das próximas versões. Todo o ciclo de
> desenvolvimento é transparente, você sabe o que será implementado na próxima
> versão, e o que estão querendo implementar nas próximas. Saber para onde o
> seu SGDB vai dá muita segurança para o DBA.
>
> Vamos aos fatos. Oracle não é software livre, é pago. Isso ai não podemos
> comparar. A oracle não vai passar o codigo fonte né. Acho que aqui esse tipo
> de comparação nem poderia ser comentada. So poderia ser entre softwares

Não, o código fonte não é o problema. Mas a transparência é! No
PostgreSQL você tem a chance de saber quais são as limitações reais da
ferramenta enquanto o pessoal do Oracle empurra soluções que nem
sempre cumprem o que prometem. Veja as propagandas veiculadas pela
Oracle e isso fica logo claro. O próprio conceito de Grid da Oracle é
uma forma "marketing agressivo" que confunde o cliente. Mas veja,
enquanto você pode acompanhar o rítimo de desenvolvimento do
PostgreSQL e ter mais ferramentas para entender o que esperar dele no
futuro, o Oracle é uma caixa preta não apenas no código mas nas
decisões do projeto.

Isso faz parte da estratégia da maiorias das empresas com postura
agressiva (estou sendo bastante eufêmico aqui) tem políticas de
mercado que não beneficiam o cliente. Veja que eu não citei o custo de
licença em momento algum... e isso foi proposital. Pois eu realmente
acredito que ficar na de um grupo de executivos é um problema.

> Acesso aos paths de correção independente de pagar licenciamento. Todo mundo
> fica com o orçamento apertado durante algum tempo. Mas se você deixar de
> pagar a manutenção do Oracle, prepare-se para ficar vulnerável. As
> atualizações só estão disponíveis para quem está com seus pagamentos em dia;

Opa... relamente eu cometi uma gafe no texto. Onde se lê "manutenção",
leia-se "suporte". Veja que o caso da Symantec é diferente. Você
comprou um SGDB que você espera que funicone, ponto. Se o software tem
algum defeito, é obrigação da empresa que forneceu o software corrigir
isso. É a contrapartida da compra da licença. Você não paga para
baixar um service pack do Windows. Se você adiciona novas
funcionalidades... aí é outra história. A Red Hat não vende licença,
vende serviço... veja que o caso é bem diferente.

> [...]
> para para rodar o Oracle, tem que se um hardware homologado. Estes dias vi
> que a Oracle homologava algumas soluções de NFS fornecido por terceiros.
> Isto significava que se você comprasse uma solução de NFS de um dos
> parceiros homologados pela Oracle, eles lhe dariam suporte. Depois a Oracle
> desistiu da parceria e deixou de homologar estas soluções (pois ela lançou
> sua própria versão de NFS). Quem comprou a solução indicada pela Oracle
> simplesmente deixou de ter uma solução homologada, o que significa: nada de

No caso do hardware, o problemas é com o RAC mesmo.

Bom... o tema é realmente polêmico e eu não tenho a intensão de ser
imparcial. Sou um defensor do PostgreSQL. Não sou um defensor cego,
mas sei que sou um pouco polêmico as vezes. Acho que suas observações
foram pertinentes, e agradeço os comentários.

Existe um projeto chamado PGCluster II que pretende ser uma versão
PostgreSQL do RAC. Mas de fato não existem soluções de cluster hoje
disponíveis para o PostgreSQL. Existem algumas soluções de replicação
bem interessantes. Mas se o seu problema é fail over em tempo real,
então algumas soluções de cluster em Linux podem resolver o seu
problema.

Atenciosamente,
Fábio Telles
--