Salve novamente Leandro...

On Wed, 2007-10-31 at 15:23 -0200, Leandro DUTRA wrote:

> O certo era um /srv/pg ou qualquer outro PGDATA numa partição separada
> com logging apenas de metadados.

Voce diz deixar o /var normalmente dentro do root e fazer outra particao xfs
somente para o dir de dados do pg. Ok ficarei atento em proximas instalações.

> O Ubuntu, como o Fedora, tende a instalar muito mais pacotes que o
> necessário para um servidor, e alguns podem ter impactos negativos.  É
> por isso que se recomenda ou Debioan ou BSD.

Esse ubuntu que foi instalado eh bem sequinho, eh a versao server que
instala bem poucos programas.

Pra voce ter uma ideia, o que eu tenho de processo importante rodado eh:

- processos do pg
- mdadm monitor
- screen (uso muito esse cara, mas eh levinho)
- sshd
- cron
- atd
- munin
- udevd
- sbin/init
- syslogd
- /sbin/gettys

> Prefira SAS (Serial Attached SCSI), o SATA usa CPU e não tem o mesmo
> desempenho.

Concordo contigo, mas ainda nao temos budget pois o projeto esta ainda
na metade. ainda estamos terminando de construir os sistemas.

> Prefira RAID 10 por hardware.  O software vai concorrer com outros
> processos no servidor, e o RAID 0 vai te por a perder todo o array em
> caso de falha em qualquer disco.
>
> Talvez você precise de consultoria.

Aqui eu me tokei que falei uma besteira grande, na verdade os 2 sistemas
estavam com raid 1 - mirror - e nao raid 0 como eu falei anteriormente... Eu já
tenho mania de confundir os 2, mas como hoje esta tudo acontecendo ao mesmo
tempo, acabei falando besteira... desculpe pelo erro.

Voltanto ao ponto, usamos raid 1 simplesmente por questoes de seguranca, um hd
morreu ainda tem o outro...

Quanto a consultoria, eu concordo com você. Você poderia indicar pessoas /
firmas aqui no Rio de Janeiro que possam prestar esse serviço?

Mais uma vez obrigado por tentar ajudar....

Best Regards,
Marcelo Magno

"It is impossible to get out of a problem by using the same type of
thinking
that it took to get into the problem." -- Albert Einstein