Hello Sergio Medeiros Santi,
> Gente, desculpem meter o bedelho, mas até aonde sei o driver da vitavoom
> deriva do zeus. O desenvolvedor dele foi desenvolvedor do Zeus. Assim
> porque não usar o Zeus derivar um novo deste, ou ainda auxiliar para deixar
> o Zeus melhor?
O pgExpress não tem nada, absolutamente nada, repito: nada a ver com o Zeos.

O Zeos já tinha funcionalidade PostgreSQL funcional (ainda que terrivelmente
cheia de bugs) na época que comecei a trabalhar com o Seroukhov - aliás eu
parei de colaborar porque o que meus pacthes começaram a ser negados, não vou
entrar em detalhes do porque. Assim, eu abandonei o projeto, e não cheguei a
trabalhar tanto assim nele.

Basicamente, o que aconteceu foi "quero ajudar e consertar; não querem? Vou
fazer o meu.".

Meses depois saiu a especificação dbExpress da Borland, ainda para Kylix, e eu
desenvolvi o pgExpress - não havia nenhum driver dbExpress fora da Borland na
época. Acabou que a Vita Voom me contratou e patrocinou a idéia.

Se você vir a API da ZeosLib da época (o de hoje é totalmente diferente) e a
API dbExpress, verá que nem tem como uma coisa derivar da outra. Todo o códio
do pgExpress foi desenvolvido do zero, mesmo porque eu jamais me arriscaria a
usar uma base tão cheia de bugs como era a do Zeos.

A propósito, já há outra especificação dbExpress (4.0, do Delphi 2007) e a
Vita Voom irá me contratar nas próximas semanas para trabalhar nela.

--
Best Regards,
Steve Howe