César wrote:

> museu=# \l
>          List of databases
>      Name     |  Owner   | Encoding
> --------------+----------+----------
>  museu    | root      | UTF8
>  postgres     | postgres | LATIN1
>  template0    | postgres | LATIN1
>  template1    | postgres | LATIN1
>  teste        | postgres | LATIN1
> (5 rows)

Aha... acho que sei o que está acontecendo. A sua versão é <= 8.2,
certo? É que você executou o initdb com --encoding latin1 e criou uma
base utf8. Na versão 8.3, isso retornaria um erro. Você tem duas opções
(i) criar o banco de dados museu com encoding latin1 (ii) executar o
initdb com --encoding utf8.

template1=# select version();
                                  version
  PostgreSQL 8.3RC2 on i686-pc-linux-gnu, compiled by GCC gcc (GCC) 4.1.2
(1 registro)

Tempo: 1,824 ms
template1=# \l
     Lista dos bancos de dados
     Nome    | Dono  | Codificação
------------+-------+-------------
  euler      | euler | LATIN1
  postgres   | euler | LATIN1
  regression | euler | SQL_ASCII
  template0  | euler | LATIN1
  template1  | euler | LATIN1
(5 registros)

template1=# create database foo encoding 'utf-8';
ERRO:  codificação UTF8 não corresponde a configuração regional do
servidor pt_BR
DETALHE:  A definição de LC_TYPE do servidor requer codificação LATIN1.
COMANDO:  create database foo encoding 'utf-8';

--
   Euler Taveira de Oliveira
   http://www.timbira.com/