Fernando Ike wrote:

> [...]
Acho que para línguas codificadas em ISO-8859-1 não há aumento; para
línguas orientais há um aumento de um ou dois bytes por caracter.

>   Continuar mantendo ISO-8859-1no Brasil é o mesmo que manter ASCII nos
> Estados Unidos. Um brasileiro mora por lá e seu nome é José não pode
> registrar num sistema porque só aceita Jose. ;)

Eu discordo. Quais os caracteres utilizados no português do Brasil que
não tem no ISO-8859-X (aka LATINX) ? Nenhum.
IMHO, o uso de UTF-8 só se faz necessário para compatibilização de
codificações (no PostgreSQL isso não é necessário já que o servidor faz
isso para nós) e em sistemas que precisam aceitar caracteres que não são
cobertos pelo ISO-8859-X, como por exemplo, ideogramas.

--
   Euler Taveira de Oliveira
   http://www.timbira.com/