[EMAIL PROTECTED] wrote:
> Meio milhão de registros :D
> Ou seja o otimizador tá louco ou eu
Pode ser que seja você =D.
Veja, o otimizador escolhe o melhor plano para a consulta. Caso você
tenha que ler todos os registro da tabela para ter o retorno da
consulta, o otimizador acaba escolhendo fazer um Seq Scan que acaba
sendo mais rapido do que um Index Scan.
Faça o seguinte, antes de executar a consulta desabilite o Seq Scan [1],
assim ele irá utilizar apenas os indices e veja qual será o desempenho.
Qualquer duvida procure o manual.

Não lembro muito bem aonde foi que ouvi isso, acho que foi no PGCon (se
não me engane foi o David Fetter): "O cara que criou o otimizador de
consulta do PostgreSQL é mais inteligente que você. E pode ter certeza
que ele é mesmo"

[1] = SET enable_seqscan TO OFF;

Evandro