Silfar Goulart de Castro escreveu:
> Fábio eu entendo que vc pense desta maneira, até porque ninguem tem
> obrigação de ficar resolvendo o problema dos outros.
>
> Só para que vc saiba, eu tenho lido a documentação sim, tenho alguma
> dificuldade ? Claro que tenho banco de dados, principalmente postgresql
> é novidade pra mim.
>
> Antes de colocar a pergunta aqui, eu ŕocurei na documentação e também
> nas msgs da lista, mas nada do que eu achei funcionou aqui, por isso é
> que estou recorrendo a lista.
>
> Não me leve a mal, não estou respondendo por estar chateado, alias eu
> [...]

Dando uma resumida no problema do encoding (ou, pelo menos, tentando...).

Suponhamos que existam uma máquina servidora e máquinas clientes.

Você tem que determinar qual o encoding:
- do banco de dados (initdb ou createdb),
- qual o encoding do ambiente de cada um dos clientes,
- qual o client-encoding definido (ou presumido) pelo PostgreSQL.

(lembre-se que uma aplicação rodando na máquina servidora comporta-se
da mesma forma que uma máquina cliente)

Os encodings são compatíveis?
Eles estão sendo informados corretamente?
(por. ex: o encoding do ambiente do cliente é WIN1250 mas o parâmetro
client_encoding especifica UTF8 ==> vai dar problema!)

Se diferentes clientes podem ter diferentes encodings então sua
aplicação deve utilizar, em cada sessão, um "SET client_encoding" para
informar ao servidor como converter os dados enviados/recebidos
de/para aquele cliente.

Leia com atenção a apresentação de Susanne Ebrechet (Encodings Issues)
que o Roberto Mello indicou. Ela exemplifica os possíveis problemas em
diversas situações.
http://blog.divisiblebyfour.org/2008/03/postgresql-e-codificaes-postgresql-and.html

Osvaldo