Leandro DUTRA escreveu:

> Talvez haja algum módulo no SQL::Fairy.

Já tentei Dutra, mas de tanto procurar alguma coisa que satisfizesse a
nossa necessidade aqui em várias ferramentas eu acabei criando uma
pequena ferramenta em python que me permite obter um script de alteração
a partir da comparacao de duas bases.

No entanto, esses dias conversando com o Leo ele me informou que existe
um modulo do Rails chamado Migrations que, segundo ele, pode fazer o que
o Pedro Alves está querendo.

Vide:

http://wiki.rubyonrails.org/rails/pages/UnderstandingMigrations
http://www.packtpub.com/article/Working-with-Rails-ActiveRecord-Migrations-Models-Scaffolding-and-Database-Completion

Pedro, talvez consiga adaptar isso ao seu cenário.

Leo, usei a sua dica para tentar iluminar os caminhos do Pedro.

Dickson S. Guedes