Eduardo Silva Oliveira wrote:

> effective_cache_size = 262144
                         ^^^^^^^^
valor muito baixo. experimente algo em torno de 1024000 ~ 2048000.

> #default_statistics_target = 10 - ta comentado

ok. Talvez tu precise aumentar esse valor por tabela. Qual é o tamanho
(número de registros) de cada uma das tabelas?

> CREATE INDEX idx_candidato_nome
>   ON candidato
>   USING btree
>   (nome);

Esse índice não vai ser utilizado. o LIKE/ILIKE só utiliza índices para
os casos como 'foo%'.

> CREATE INDEX idx_esc_cand_id_cand
>   ON escolaridade_cand
>   USING btree
>   (id_cand);

Estimativa muito ruim.

> CREATE INDEX curso_cand_id_cand
>   ON curso_cand
>   USING btree
>   (id_cand);

Estimativa muito ruim.

> Estamos na 8.1 ainda ... rs

Ugh? Você disse no e-mail anterior que era 8.2.3. Qual é a versão
correta? Eu consideraria a migração para a 8.3. Tivemos várias melhorias
no otimizador da 8.1 para cá.

Deixe eu adivinhar, o work_mem é o padrão? Experimente aumentá-lo. Tome
cuidado que esse valor é por sessão. Se precisar de algo maior somente
para essa consulta, você pode fazer:

set work_mem to '50MB';
SELECT ...
set work_mem to '1MB';

Você já experimentou essa consulta sem o LIMIT?

--
   Euler Taveira de Oliveira
   http://www.timbira.com/