Quoting Alexsandro Haag <[EMAIL PROTECTED]>:

> Só complementando,
> Além de tudo existem ainda entidades do exterior, que poderiam ser
> clientes ou fornecedores de alguma forma, mas não possuem CNPJ/CPF.
> Claro que tem os equivalentes nos seus países, mas vamos controlar
> isso aqui?
>
> Acho que, como já foi dito em momento anteriores (não lembro mais
> por quem)... O CNPJ ou CPF caracterizam uma Pessoa como física ou
> jurídica, para fins Legais apenas, não sendo desta forma a melhor
> eleita como chave natural para uma entidade "Pessoa" ou
> especialização dela.

Creio que você está lembrando do eu disse "...com CPF estamos
modelando um brasileiro com cadastro na Receita Federal", mas antes
dessa discussão eu cria que se fosse para modelar apenas pessoas
Jurídicas, poderia se usar CNPJ (em teoria, não pode haver *no Brasil*
pessoa jurídica *sem* CNPJ), mas apareceu a questão de instituições
públicas com mesmo CNPJ (eu nunca havia ouvido falar algo assim), e ai
se for para controlar também se é pública ou privada *apenas* para
isso já começa a complicar, a não ser que haja outros motivos para
isso no projeto.

Quanto a *não* usar chaves artificiais no lugar de naturais, creio que
pode se dizer *não* mesmo, o caso (como o de pessoas aqui discutido) é
quando não se encontra uma natural boa o suficiente :( . Alguns
sugerem (e usam) usar o nome + a data de nascimento, quem tiver uma
base grande, olhe por curiosidade os "João Batista ...", verá que
muitos são de 24/06/???? (dia de São João), sem contar Natanael,
Natalino, Natalício e etc... (25/12/???).

> Perdoem a brincadeira, mas poderíamos chamar de "Chave Legal" ao

Não é brincadeira, a verdade é que no Brasil (em outros paises não
sei), temos tantos números, e nenhum nos identifica de forma única (e
se usarmos Nome  + nome_da_mãe + nome+do_pai, mas não dá, o nome do
pai tem que permitir ser nulo :( ).

> invés de "Chave Natural/Artificial".
>

> Att.
> Alexsandro Haag