Leandro Hamid escreveu:

> Sou novato na lista e estou iniciando os meus estudos relacionados ao
> PostgreSQL ,estou estudando a linguagem procedural PL/PgSQL e tenho
> algumas dúvidas que são as seguintes;
>
> - Para executar uma função eu teria que escreve-la no próprio psql e
> depois executa-la a partir de um SELECT, eu não tenho como escrever esta
> função em um editor de texto qualquer e chamar esta função o psql?

Sim, você pode escrever sua função no editor de sua preferência,
gravar e incluí-la no psql através do comando:
/i nome_do_arquivo

> - Qual é o procedimento mais adequado para executar uma função escrita
> em qualquer linguagem procedural?

Caso sua função retorne um conjunto de registros (setof) então use:
SELECT * FROM sua_funcao(parâmetros...);
Caso contrário utilize:
SELECT sua_funcao(parâmetros...);

Osvaldo