Prezado Rafael:

No arquivo postgresql.conf podemos alterar o valor do parâmetro shared_buffers.
Este parâmetro, se não me engano, geralmente vem setado com o valor 1000. O
valor deste parâmetro está expresso em blocos de 8 Kbytes (128 representa
1.024 Kbytes ou 1 Mb).

O windows aloca dinamicamente essa memória. No caso do linux, terá de
verificar a quantidade de memória solicitada e quanto o sistema operacional
disponibiliza. Caso necessite de mais memória do que o disponibilizado terá
de fazer alterações no Kernell.

A alocação de memória é para consultas. Qualquer alteração nos dados é
realizado a serialização.

Att,

Alecindro