sergio nogueira escreveu:
> Então, perdoe a minha falta de conhecimentos mais básicos se algum
> conhecimento ou raciocínio básico for exigido para resposta, dado
> determinado volume previsto para uma tabela, como estimo tal valor?
Se você der um "chute" muito alto vai precisar de mais memória compartilhada.
Como suas manutenções são regulares (eu espero que sejam), esses valores _não_
vão precisar ficar sendo alterados toda hora. Basta fazer um ciclo de
manutenção (de um dia para o outro?) e executar um VACUUM VERBOSE para prever
o quanto esse valor deve ser.

> Em caso de um chute errado, poderia haver corrupção de dados, ao se
> executar o vacuum?

Não, _free space map_ não tem nada haver com manipulação de dados (assim é
impossível que um bug em seu algoritmo cause algum dano aos dados); além
disso, ele está obsoleto (ou seja, é auto-configurável) a partir do 8.4.

--
  Euler Taveira de Oliveira
  http://www.timbira.com/