Olá

Estou com Euler e Saito no suporte ao Multicanal da Caixa Econômica, estive
palestrando sobre isso no PgDay-SP e no FISL, neste último junto com Jair Silva
da própria Caixa. Tenho uma palestra similar submetida ao PGCon Brasil, caso
aprovada convido todos a assistirem.

Primeiro gostaria de dizer que essa questão de "cluster" aparece também dentro
da Caixa e é uma dúvida cruel de muitas pessoas que trabalham com o PostgreSQL
e outras que desejam implementá-lo em suas empresas e serviços.

Vamos desmistificar as coisas. Quando as pessoas falam de "outros produtos"
normalmente estão se referindo ao Oracle-RAC.
O nome "científico" do cluster implementado pelo RAC é Multi-Master
Shared-Disk, realmente não temos esta opção de clusterização para o PostgreSQL
ainda, onde os discos que os diversos nós estão escrevendo são compartilhados.

Agora, para aqueles que estão buscando soluções de alta-disponibilidade para o
PostgreSQL, sugiro verificarem as seguintes anternativas, todas muito
interessantes e open-source:

Slony - Master-Slave assíncrono
Bucardo - Multi-Master assíncrono
Londiste - Master-Slave assíncrono
pgpool-II - Multi-Master síncrono, shared nothing (entre outras funcionalidades)
Sequoia - Multi-Master síncrono, shared nothing (para aplicações Java)
Postgres-R - Multi-Master síncrono, shared nothing (em estágio alpha,
implementado diretamente sobre o PostgreSQL)

No Multicanal da Caixa, devido às características da aplicação, nenhuma das
soluções Multi-Master se adequou à necessidade de performance exigida. Não
sabemos se o Oracle-RAC se adequaria também, pois ele não chegou a ser testado.

Lembrem-se sempre que todo e qualquer tipo de replicação Multi-Master tem um
custo para uma aplicação, e esse custo está na hora de escrever sincronamente
em mais de um lugar. Toda e qualquer aplicação deve ser testada antecipadamente
com as estratégias de banco de dados a adotar.

A Caixa adoutou uma solução de replicação síncrona via virtualização de
storage, adquirida da Hitachi. Imaginem que existem dois storages, em dois
prédios diferentes, que contém uma cópia fiel do mesmo banco de dados. Isso
também tem um custo, pois toda escrita no disco tem um tempo maior do que se
escrevêssemos em um storage único. Nesta estratégia, se um nó falhar, o outro
pode montar os discos e rapidamente começar a atender à aplicação. Quem
controla clusters HA deste tipo no Linux é o Heartbeat.

Estas são as minhas idéias.
Abraços a todos

Flavio Henrique A. Gurgel
Consultor -- 4Linux