Tiago Adami escreveu:

*Não* existe número mágico para sintonia de SGBD. Você precisa entender os
parâmetros e conhecer a sua aplicação para adaptar as configurações do
PostgreSQL de acordo com isso.

Sugiro que leia um material em [1] [2] e [3].

> Agora, gostaria de uma validação da comunidade para saber se não estou
> colocando valores muito fora da realidade. E também saber se existe
> alguma outra opção que possa impactar na performance para estes
> hardwares "singelos".

É difícil saber se está fora sem conhecer a sua aplicação.

> NOTA: nosso ERP é bem dinâmico, rodando em clientes pequenos (de 1 a 4
> clientes simultâneos) até clientes de médio porte (com mais de 60
> clientes simultâneos). Portanto a escolha de outro SGBD está fora de
> questão - como já foi sugerido em outros fóruns.

Outro SGBD? Acho que ninguém aqui da lista faria isso. ;) A não ser que você
tenha dezenas de milhares de usuários e centenas de milhões de transações por
dia. ;)

Uma última dica, é homologar e planejar a migração para 8.4. A cada versão
temos melhorado a performance e criado mecanismos para entendermos porque o
PostgreSQL não está entregando uma performance boa.

[1] http://wiki.postgresql.org/wiki/Performance_Optimization
[2] http://www.postgresql.org.br/eventos/pgconbr
[3] http://www.timbira.com/presentations/pgday_df_2009/perf_pg.pdf

--