Nilson,

2009/8/14 Nilson Chagas <nilson.chagas.si...@gmail.com>

> comando

> Aqui você me confundiu.
>
> Se eu fizer um
> insert into usuario (usu_id, usu_username) values (1, 'teste')
>
> Com o rule, ele vai inserir o per_id da tabela perfil no campo per_id
> da tabela usuario.
>
> E se eu fizer
> insert into usuario (usu_id, usu_username, per_id) values (1, 'teste', 10)
>
> Ele vai criar uma nova linha??

Ao executar desta forma você fara o INSERT porém após esta operação de
INSERT é chamada uma RULE de UPDATE e assim o seu registro inserido será
atualizado pela RULE.

Se você não quiser que ela funcione assim, no final da RULE coloque a
seguinte condição AND usuario.per_id IS NULL, assim ele não atualizará o
valor do insert quando você informa o para per_id.

> Ps.: Perdão pela ignorancia.
>
> --
> []s
> Nilson Chagas - Ubuntu User 25794