2009/10/27 Rodolfo <rof20...@gmail.com>:
> ja resolveram o problema do cara ? eu so fiz algumas perguntas...e até agora
> nada de me responderem........so quis ajudar......bom fica de pé as
> perguntas sobre onde vai ser mostrado essas consultas (se aplicativo ou
> algum browser).

Apenas para não ficar sem resposta:
O que a função to_ascii [1] faz é remover os acentos dos caracteres,
assim uma consulta:
SELECT nome FROM tabela WHERE to_ascii(nome) ILIKE 'joao%';
poderia retornar:
joão
João
joao
JOAO
joaõ
JÕAO
etc

Acontece que esta função só é aplicável aos encodings LATIN1, LATIN2,
LATIN9 e WIN1250 mas o encoding que está se tornando padrão é o UTF-8.
A pergunta era como utilizar algo semelhante à função to_ascii com o
encoding UTF-8.

Osvaldo
[1] http://www.postgresql.org/docs/current/interactive/functions-string.html