2009/11/18 Tiago Adami <adam...@gmail.com>

> A minha maior dificuldade é que na maior parte dos clientes que
> atendemos os servidores rodam Microsoft Windows, e nas máquinas em que
> podemos conectar remotamente não temos acesso ao disco - ou ao
> ambiente - do servidor onde está instalado o banco. Nestes casos temos
> que instalar o pgAdmin ou copiar a pasta "bin" de uma outra instalação
> para fazer o backup por uma estação.

Desculpe chegar assim por último, mas essa thread me interessou...

Se vc não tem acesso ao disco do Servidor PostgreSQL em alguns casos, então
um SQL que *emule* o pg_dump não iria resolver pois o backup iria ficar no
servidor... se estás acessando o servidor de uma estação cliente, então o
pg_dump é a sua alternativa... claro que essa minha afirmativa será válida
se você *tem* necessidade de acessar o arquivo de backup, caso contrário sem
problema.

> Sendo assim, no universo dos clientes existem servidores Linux,
> Windows e até Unix (alguns poucos casos). As rotinas de backup são
> feitas especificamente para cada cliente (cron ou agendador de
> tarefas). A minha intenção seria padronizar as rotinas de backup até
> mesmo para facilitar a vida do nosso suporte técnico.

Já olhou o PaGoDump [1] da MicroOLAP??? Essa ferramenta é free... com
certeza essa interface gráfica para o pg_dump facilitaria a vida do teu
suporte técnico... sei que o pgAdmin possui uma interface gráfica para o
pg_dump, mas essa ferramenta é mais simplificada e como o foco no dump, sem
contar que pode ser usada pela linha de comando e com isso agendada para
execução. Uma restrição: "é para Win32"... não sei se conseguiria rodar num
Linux via Wine (teria de testar)...

Caso eu consiga criar a função em PL/PerlU, ela serviria. Só preciso
> de uma ajuda inicial, pois Perl foge das minhas especialidades. Isso
> resolveria meu problema, pois poderia fazer a própria aplicação
> executar o backup sem a necessidade de manter os executáveis do
> PostgreSQL nas estações de trabalho.

É uma solução... conheço pouco de Perl mas nos envie suas dúvidas, pois
certamente alguém da lista tem mais conhecimento da mesma e poderá
auxiliá-lo.

O Jota já mencionou sobre a questão de ler o catálogo do PostgreSQL e gerar
um DUMP de uma base, ou parte dela, mas verificando o pg_dump (olhando
fontes) não será uma tarefa trivial... não é impossível, mas não será
simples...

[1] http://www.microolap.com/products/database/pagodump/

Cordialmente,

--