2009/11/23 Roberto <rpdbar...@yahoo.com.br>:
> Olá JotaComm,
>
> obrigado por sua ajuda.
>
> Estou usando o PostgreSQL 8.4.1 e nele não aparece o banco template1
> como vc mencionou.
>
> Li em algum lugar que agora é o banco postgres que deve ser usado, isso
> é correto??? Se não como acho o template1 para criar os domains????????????

O template1 ainda existe e deve ser utilizado.
Para ver os bancos do cluster, digite no psql:
\l (um L minúsculo)

Se estiver usando o PgAdmin você deve habilitar uma opção:
File > Options...
Na aba Display, você verá um checkbox: "Show System Objects in the Treeview".
Marcando essa opção, você verá o template1.

> Outra coisa tentei criar um domain do tipo serial, mas ele dá erro. Só
> consigo criar na definição de campo de uma tabela. Por que ???????

Isso porque o "serial" não é um tipo "básico". Ele é um atalho para se
criar um inteiro
com uma  sequence associado.

Lembre-se. As alterações feitas no template1 só serão copiadas para os
bancos que forem criados depois.
Então, criando domínios no template1 não serão visíveis nos bancos
criados antes da alteração.

> [...]
> />/ ter que ficar definindo a cada banco, tem como???????
> />/
> /
> Cria no banco template1, assim todo o banco que você criar vai possuir o
> domínio, visto que todo o banco criado é derivado do template1 se um
> template não for especificado.

> />/ Também gostaria de saber qual lista de discussão vcs usam para assuntos
> />/ relacionados ao PostgreSQL.
> />/
> /
> A lista é essa mesmo :) Seja bem-vindo a ela.

Tarcisio F. Sassara