Vou tentar exemplificar com o joguinho.

Quando o jogador bate a cabeça (Estilo mario) em um quadrado especial,
existe a possibilidade de ganhar o cogumelo, a pena, o foguinho etc...

Ao fazer um "select poder from poder_especial order by random() limit 1",
todos os itens tem a mesma possibilidade de serem escolhidos, certo?

E se eu tivesse, por exemplo, um campo que pudesse determinar a
probabilidade? Por exemplo: Cogumelo tem 50% (0.5) de chances de aparecer,
Pena tem 30% (0.3), Foguinho tem 20% (0.2). Eu poderia utilizar esse campo
como base para o random()?

Eu não quero forçar nenhum dos resultados, somente precisava "pender" mais
para um ou para outro...

Jorge Vilela