Me desculpem por este assunto, gostaria de discutí-lo aqui na lista já
que percebi existirem profissionais que trabalham com Java e
PostgreSQL.

Tenho um projeto para ser desenvolvido a longo prazo, um ERP. As
exigências são que o programa funcione pelo menos com dois bancos de
dados: Oracle e PostgreSQL (o cliente escolhe) e que as regras de
negócio sejam escritas em Java (já que esta plataforma será usada em
todo o resto do aplicativo).

Eu tenho um certo receio em utilizar EJB devido à complexidade e pouca
produtividade que esta arquitetura proporciona. O mesmo vale para o
uso da JPA com Hibernate, Toplink ou qualquer outro framework de
persistência, contando também que já tive muita dor de cabeça no
passado em alguns projetos devido à incompatibilidade de algumas
classes persistentes com estes dois bancos, tendo que fazer
"workarounds" para colocá-los em funcionamento (principalmente com
chaves primárias compostas por mais de uma coluna no banco).

Pensei em usar Pl/Java (a exemplo de softwares como Adempière) ou
alguma outra estratégia de persistência como DAO (!) ou até mesmo um
framework que eu criei usando "reflections" para abstrair a criação e
execução de códigos SQL. Mas antes de começar gostaria de ter uma
opinião de quem trabalha com PostgreSQL e Java, com o quê vocês
trabalham, já que preciso manter a interoperabilidade com estes bancos
e também disponibilizar o acesso às regras de negócio para a Web e
para Desktop.

Em outros projetos grandes que trabalhei, a "receita padrão" do Java
EE pouco ou nada utilizada... a persistência era gerida diretamente
com SQL estático dentro de classes ou mesmo com o uso de DAO, por isso
pouco acredito em EJB e JPA...

Então, o que vocês sugerem?

--
TIAGO J. ADAMI