Vinicius Santos escreveu:
> Já ouvi falar de vários projetos grandes com Java, .NET, e PHP como vc
> disse, porém são projetos comerciais.

Todas as linguagens citadas acima são escritas em C.

> Já ouvi algumas pessoas dizerem que utilizar muita orientação a objetos
>   pode aumentar muita a pilha de chamadas, o que poderia deixá-lo um
> pouco mais lento, mas esta não me parece uma desvantagem muito grande.

Para soluções que precisam de desempenho isso é um fator decisivo.

> Veja que o Firebird foi totalmente reescrito para C++, queria entender a
> razão, se é melhor para o software, ou é pura questão de gosto.

Na minha opinião é _gosto_. Reescrever um software como o PostgreSQL em outro
linguagem pode levar anos e introduzir bugs que podem demorar anos para serem
descobertos. Seria uma coisa muito arriscada para um projeto sólido como o
PostgreSQL. Se você procurar no histórico da lista -hackers vai ver várias
discussões (geralmente associadas ao dia 1 de abril ;).

Se você olhar o histórico do C++ [1], vai perceber que o padrão veio muito
tarde (1998) e que naquele momento vários projetos (dos que você citou) já
tinham sido iniciados (inclusive o PostgreSQL).

Se já não havia tantos compiladores assim, eles não podiam escrever códigos
portáveis; então, naquela época não se usavam tanto C++. Além disso, os
benefícios de utilizar C++ *não* são tão grandes assim para justificar a
reescrita de projetos grandes como o Linux ou PostgreSQL.

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/C++

--
  Euler Taveira de Oliveira
  http://www.timbira.com/