Salve

> Estou efetuando testes com hibernate e postgresql 8.3.
>
> Percebi que conexões em rede a resposta é bem lenta comparada a
> localhost,
> isto fazendo processos de consultas simples pelo hibernate.

Como você está usando o Hibernate? JBoss AS, Tomcat?

> Checando os logs SQL do hibernate não percebi nenhuma anomalia.
>
> Checando o trafego de rede percebi que há uma grande quantidade de
> dados que
> passam quando as consultas são executadas. O engraçado que fazendo as
> mesmas
> SQL pelo pgadmin as consultas são respondias de forma muito rápida,
> em
> milésimos de segundo.

Estranho. Se você está realmente comparando as mesmas consultas, deveria ser
parecido.

> Alguém já chegou a fazer testes com hibernate + postgresql em rede?

Além das dicas de monitoramento que você já obteve aqui na lista, seria
interessante você nos dizer se está usando algum pool de conexões de servidor
de aplicação, ou se sua aplicação não for JavaEE e você está fazendo as
conexões "na unha".

Se estiver usando um pool (ex. JBoss AS), procure setar o número máximo de
conexões igual ao mínimo. Isso evita o overhead de abrir e fechar conexões,
especialmente se você estiver usando SSL. Caso não queira usar um pool aberto o
tempo todo, tente colocar um timeout maior para conexões ociosas, obtendo
efeito parecido.

Só uns 2 centavos.
Abraço!

Flavio Henrique A. Gurgel