________________________________
De: Fábio Telles Rodriguez <fabio.tel...@gmail.com>
Para: Comunidade PostgreSQL Brasileira <pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Enviadas: Sexta-feira, 26 de Novembro de 2010 10:27:05
Assunto: Re: [pgbr-geral] Compactar dados ao trafegar

Em 26 de novembro de 2010 08:50, Renato Ricci <renatoricc...@yahoo.com.br>
escreveu:

Olá Amigos,

>Tenho um sistema feito em Delphi utilizando banco de dados PostgreSQL. Utilizo
>Zeos para conexão com o banco.
>

>Gostaria de saber se tem alguma maneira de compactar os dados no momento de
>uma
>pesquisa para que trafegue menos informação possível na rede. Ex.: Vou tirar
>um
>relatório que irá me demandar 500 k de tráfego de rede. Supondo que meu banco
>esteja na WEB, isso demoraria um certo tempo dependendo da banda da internet.
>Há
> [...]
Eu não sei como compactar uma conexão, mas sei como diminuir o tráfego: você
pode utilizar funções para fazer todo o processamento do relatório e só puxar
no
final o resultado pronto. Agora, se o seu relatório possui realmente 500K,
provavelmente esta não é uma rotina que ocorre com frequência, pois deve ter
dezenas de páginas...

Na dúvida, pense sempre que a sua aplicação tem de receber os dados do
relatório
já completamente formatado, a aplicação deve apenas solicitar o relatório e
exibir a informação já pronta. O SQL é realmente muito bom nisso.

Como último recurso: Gere seu relatório em txt ou html no servidor, compacte o
arquivo e baixe para o cliente. Uma vez no SO, você pode até transformar ele em
PDF ou outras coisas com LaTeX, txt2tags, ou outros.

É claro que banco na núvem e aplicação desktop não é uma das arquiteturas mais
eficientes... se a sua aplicação fosse web, isso não seria tão problemático.
Então, para contornar isso, o uso intensivo de PL será obrigatório para as
rotinas pesadas.

Atenciosamente,
Fábio Telles

Obrigado,