> Tenho notado alguns problemas nas minhas bases. Rodo o PG 8.1 e rodo vacuum
> todo dia a noite.

Você está usando uma versão obsoleta e não suportada do PostgreSQL.

> De uns dias pra cá, venho notado que está havendo algumas tabelas que estão
> apresentando deads rows. Não entendi muito bem o que isso causa ou pode
> causar a minha base/tabela. Fiz algumas pesquisas na internet, mas não achei
> nada muito específico ao meu problema.
>
> Alguém poderia me dar alguma orientação do tipo: o que causa os deads rows e
> como evitá-los.

Se você está falando de dead tuples, elas aparecem a cada vez que uma transação:
- remove dados (DELETE);
- atualiza dados (UPDATE);
- é cancelada (INSERT seguido de ROLLBACK).

Isso é absolutamente normal no funcionamento do PostgreSQL.
Utilize uma versão atualizada do PostgreSQL e mantenha o autovacuum
ligado e bem configurado.
Manutenção noturna só dá dor de cabeça.

[]s

Flavio Gurgel