> Você pode utilizar então 2PC:
> http://www.postgresql.org/docs/9.1/static/sql-prepare-transaction.html
> Está disponível pelo menos desde o PostgreSQL 8.2 (talvez antes, não
> tenho certeza nem documentação disponível).

Como nunca usei 2PC, já li essa página do manual e não consegui
simular. Na internet encontrei um exemplo de 2PC via psql, porém, no
mesmo cluster, usando \connect.
Não sei se vocês notaram, mas os servidores PostgreSQL ficam em hosts
diferentes.
Alguém poderia me fornecer um exemplo em psql ou link de uso de 2PC em
clusters distintos.

> Traduzindo o que o Dutra falou:
> Se um dos três nós morrer ou ficar sem comunicação, você não vai
> conseguir comitar nenhum.

É exatamente isso que preciso, ou grava nos 3 ou em nenhum.
Replicação nenhuma me atende no momento.

Grato,

Rogério A. Bassete