Em 13-10-2011 17:26, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro escreveu:

> Que questões?  Pergunta de leigo…

        Alguém(s) resolveu restrigir as coisas que um browser pode ou não fazer
para evitar a propagação de vírus, imagina entrar em um site sem querer
e automaticamente estar contaminado. Por isso qualquer acesso direto ao
SO é barrada.

> Me corrija se estiver errado, mas hoje pode‐se determinar com precisão
> razoável onde está o usuário, no limite pede‐se que ele confirme a
> informação ao abrir ou a sessão, ou a transação.

        Exato, em um ambiente como o google com milhões de usuários,
possivelmente milhares da sua localidade ou com número de ip parecido já
cadastraram anteriormente suas localizações. A estatística te dá uma
precisão razoável. Se alguém conseguir estas informações do google será
um afortunado.

> E isso seria absurdo, se for verdade?

        Se você não tem uma opção melhor para resolver o problema, remar contra
a solução te faz parte do problema. Ela não precisa ser uma boa solução
no amplo sentido da palavra, basta ser melhor que a que já exite e já
vai ter o seu devido mérito.

> Em última instância, pergunta‐se ao usuário. O que é ruim, mas pode resolver.

        Isto acontece inúmeras vezes, e se a opção ruim que você der for melhor
do que a que ele tem atualmente, você já avançou muito.

> Ou seja, um problema de procedimento…

        A informática existe para resolver estes problemas. Cadastrar o
timezone de cada um uma única vez no sistema resolve este problema de
procedimento. É mais fácil ter um campo de timezone do que impedir a
coleta descentralizada de documentos. Esta coleta descentralizada reduz
o custo de movimentação de cargas de forma gigantesca.

> Por isso é debatida publicamente.

        E nunca se chega a um consenso que abranja todos os problemas.

        Abraço,

--
Shander Lyrio
http://about.com/shander