Obrigado Flávio. Na verdade estou estudando um pouco o Postgresql, e no
momento estou tentando entender o uso do arquivo .pgpass. No manual diz:

*é um arquivo que contém senhas a serem utilizadas se a
conexão requisitar uma senha (e a senha não tiver sido especificada de
outra maneira).*

Mas não está funcionando comigo. Eu tenho que fornecer a senha quando eu ou
o cron(root) executa o scritp. Depois, concerteza quero experimentar também
pelo método do ident.