On 01-03-2012 16:45, Fábio Naspolini wrote:
> Trabalho atualmente com o PG 9.1 e já sofri algumas vezes por conta disso,
> tive uma situação certa vez em que o postgre colocou um cast numa comparação
> que fez um SQL de poucos segundos demorar mais de 10 minutos (Isso porque
> cancelei a execução e não esperei até final), novamente hoje me deparei com o
> mesmo problema.

Cadê os planos de execução com a visão e sem ela provando o ocorrido?

> Gostaria de saber se há como desativar esta reorganização de fontes feita
> automaticamente pelo postgre?

O PostgreSQL não guarda o comando de construção da visão. Se quiser mantê-la
alinhada, tenha a mesma armazenada fora do PostgreSQL. Na próxima versão
(9.2), o alinhamento do código já está um pouco melhor.

Quanto a lentidão, com certeza isso não é por causa das conversões (aka
casts). Sem os planos de execução fica difícil apontar uma possível causa.

--
   Euler Taveira de Oliveira - Timbira       http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento