> Aí é que está.  Isso é texto mesmo?  Ou é um binário?  Você precisa da
> validação dos caracteres codificados, ou precisa da gravação
> bit‐a‐bit?

O componente richedit do Delphi grava arquivos em RTF[1], que são arquivos
texto-puro. O problema está nas barras invertidas.

Não há nada de errado ao meu ver, todo o comportamento é esperado. Não dá
problema com Firebird porque você está gravando em BLOB. Você terá que
gravar em Bytea ou LO, como já disseram.

Sobre o Firebird mostrar BLOB como texto-puro, eu apostaria que vc está
usando o IBExperts para visualizar os dados. É o IBExperts que lê os dados
binários do Firebird e mostra os dados corretamente na tela. O Firebird não
grava BLOB como texto.

E por último, pare de considerar que todos aqui conhecem Delphi. Mandar
exceções geradas pelo Delphi não vai ajudar em nada aqui. Sugiro a lista
Delphi-BR do Yahoo!.

As pistas para o pessoal ajudar aqui são as exceções geradas pelo Postgres.

Para resolver, grave em bytea, ou LO. E apenas para constar, o Richedit do
Delphi nada mais é que um implementação em cima da Win32 do Richedit.
Assim como todos os outros componentes nativos do Delphi, a VCL é uma
abstração da Win32, sendo assim, vc pode verificar sobre Richedit em [2].

[1] = http://pt.wikipedia.org/wiki/Rich_Text_Format
[2] =
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/bb787605%28v=vs.85%29.aspx