Cara, um toque: evite top posting ;)

Desculpe Juliano! Vou prestar mais atenção nisso :)

> Vou reforçar minha recomendação: atualize seu Postgres! :)
> Mas para te atender no momento te recomendo fortemente que leia isto (doc
> v8.4):
>
> http://www.postgresql.org/docs/8.4/static/kernel-resources.html

Vou estudar e já planejar a atualização do postgres!

> soft-updates -> ok :)
> "tudo funcionando no mesmo disco" -> :(
> Se puder separar os logs de transação por enquanto já ajudará, como te
> falei, não precisa ser um disco grande.
> Mas volto a falar, o mínimo seria um disco para instalação/SO, outro para
> PGDATA e outro para WAL.

Aí é que mora o problema.  Esse server foi instalado com uma partição só.
 Estou estudando colocar mais disco ou substituir a máquina, mas isso leva
algum tempo para aprovação.

> Esqueci de perguntar outra coisa, esse servidor é dedicado ao Postgres ou
> tem algum outro serviço rodando nele?

Tem sistema de email, apache, mysql, ou seja, é um faz tudo !!!! :(

Abraços,

Renato