On 08/20/2013 10:26, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro wrote:
2013/8/20 Jean Pereira <ad...@olostech.com>:
Já tive um problema sério com essa maquina, que no qual existia um problema
com o modulo de video, o que fazia todas as CPUs travarem em 100%, e a unica
solução para ela voltar a funcionar era utilizando o botão power.
Problema já resolvido?
Esse já, o suporte contratado demorou mais resolveu.

Mas dessa vez aparentemente o servidor estava OK, e somente o postgres não
respondia, simplismente não o conseguia nem mesmo parar ele.
Só para constar, não apareceu nada em log algum (dmesg, messages, do
postgres, etc..), nada mesmo.
Isso não quer dizer muita coisa…

Como não tinha como matar os processos do banco foi obrigado a dar um
reboot, que no qual também não foi bem sucedido, que no qual ficou travado
no ponto de montagem para com a storage (o OS não conseguia desmontar a
unidade, nem a pau). A solução foi no botão power mesmo.
Problema de E/S, mas sem testes fica difícil falar qualquer coisa.  Ao
reiniciar sem diagnóstico, você perdeu a oportunidade de ver algo sem
esperar pelo próximo problema.

Eu não lembro mais do ferramental todo, mas a primeira coisa que eu
olharia, tentando prevenir algum problema futuro, seriam as
ferramentas de monitoramento Smart (das unidades de armazenamento) e
de diagnóstico do sistemas de arquivos, lembrando também de olhar se
algum dos sistemas de arquivos foi verificado e gerou algum alerta na
reinicialização.
Sim, entendo. Mais 1 minuto para mim parado é muito, sei dos problemas que possivelmente podem acontecer quanto a isso. Mas tenho servidor reserva, e devo efetuar a troca o mais rápido possível. Quanto ao tempo de parada... o banco faz parte de um sistema de saúde, que no qual tem alguns PA e PS 24h.
Creio que os gurus de plantão acrescentarão detalhes mais úteis que
minhas idéias genéricas…