Boa noite amigos da lista,

Analisei a documentação do postgres para criar um usuario com permissão de
SELECT no banco.
Crei o usuário através do comando:

CREATE USER user1 WITH PASSWORD 'xxxxx';

Após criar o usuário, conectei novamente ao BD para listar as tabelas.  São
mais de 40 tabelas e pelo que entendi eu devo dar permissão de select a
cada uma delas utilizando a sintaxe :

GRANT SELECT ON nomedatabela to user1;

Minhas dúvidas são as seguintes:
Devo conceder a permissão select a cada tabela mesmo ou posso fazer de uma
fez a todas as tabelas ?
Com a permissão SELECT o usuário é capaz de utilizar algum programa
interativo para elaborar frases SQL no BD ?
É preciso alterar o arquivo  pg_hba.conf para esse tipo de acesso ?

PS: a versão do postgresql é 8.4

Abraços e muito obrigado,

Renato