<wag...@lobotech.com.br>:

> Qual ferramenta de modelagem free podemos utilizar para postgresql no momento
> ?

Há uma variedade enorme.  Meu preferido é código SQL sob controle de
versão e uso pesado e consistente de DOMAINs, com diagramas gerados
por ferramentas como Schema Spy, pg_AutoDoc, SQL::Fairy.

Depende também de requisitos.  Se é apenas para PostgreSQL, fica mais
fácil fazer o que prefiro.  Se tenho de manter o mesmo modelo, ou
mesmo dicionário de dados para outros SGBDs também, que geralmente não
têm DOMAINs e outras facilidades do padrão ISO SQL, aí acaba-se
precisando de ferramentas, como o TOra (só um exemplo, creio que está
ultrapassada).

Os colegas saberão dar muitos outros exemplos.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org