Sent: Wednesday, August 10, 2016 11:25 AM
To: Comunidade PostgreSQL Brasileira
Subject: Re: [pgbr-geral] alterar encoding durante uma VIEW

Tenho a seguinte situação : meu postgres 9.1 LINUX CENTOS tem encoding UTF8.

Perfeito, é o ideal.

Ao criar uma view para ser utilizada no MS Office (tabela dinâmica excel)
erro de codificação (erro na tabela dinâmica excel ao utilizar a view).

Sem mais detalhes?  E quais as configurações do MS Excel?  Que versão
dele?  Ele não tem como informar a codificação esperada da sessão?
Experimentou isso com o LibreOffice?

Até
onde eu entendi é necessário alterar o encoding para WIN1252 ou LATIN1 (por
exemplo).

Por exemplo não, tem de ser um específico.  Até há um grau de
compatibilidade entre algumas codificações, mas para evitar erros tem
de usar ou o mesmo, ou informar uma conversão viável.  Por isso o
UTF-8 (ou algum outro Unicode) é o ideal, dá para converter para
qualquer coisa.

Dúvida : como eu posso , em tempo de execução da VIEW, alterar o
ENCODING ? É possivel ?

Se a sessão do programa aplicativo (ou do usuário, se interativo)
informar a codificação esperada, haverá conversão automática a partir
do Unicode.  Não sei como é isso a partir do MS Excel.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org