Olá Flávio,

Bacana cara!! Então, realmente a ideia central é essa, manter as alterações
de banco versionadas. Vi que o sqlserver possui ferramenta para essa
finalidade e andei procurando para postgres, mas não encontrei nada.

No caso de "verificar alterações do banco", é porque nossa equipe de banco
está um pouco distante, o que ao meu ver não é muito legal, mas eles acabam
fazendo algumas alterações e a gente não ver, neste caso o doctrine
migration consegue fazer uma varredura no banco e ver o que não esta
mapeado em nossas entidades, e assim conseguimos manter os nossos scripts
atualizados para o versionamento. Este cenário não é tão comum, mas
acontece.

O liquibase ja andei vendo, achei interessante, o dbsolo não conheço, mas
vou aproveitar pra dar uma espiada nele.

Vlw!

Em 9 de setembro de 2016 09:14, Flavio Henrique Araque Gurgel <
fha...@gmail.com> escreveu:

> Normalmente eu faço no sentido inverso, crio os scripts de migração a mão,
> versionados junto com a aplicação num repositório git e alguma ferramenta
> de CI como o Jenkins que é responsável por montar tudo, rodar os testes e
> fazer releases.
>
> Não entendi o que quer dizer com ferramenta que "verifica alterações do
> banco".
>
> Tem muita gente que gosta desse cara http://www.liquibase.org/
> Mas não tenho muita experiência além de alguns testes que fiz.
>
> Quando peguei um ambiente heterogêneo e com muitos objetos e precisei
> [...]

Felipe Moura
Desenvolvedor
http://about.me/felipewebdf
twitter: @felipewebdf
talk: felipegu...@gmail.com

(61) 8490-8156

*Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu
espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu
"auto-interesse".*