> Trabalhamos com o PostgreSQL em nossa empresa.
> Precisamos migrá-lo  da  plataforma Linux  (arquitetura CISC) para a
> plataforma Unix (arquitetura RISC).  Após vários testes, estamos em dúvida
> quanto à performance da arquitetura RISC.
> Fizemos vários testes de pg_dump e de desempenho de queries.
> Em todos os testes, a plataforma Unix foi mais lenta do que a plataforma
> Linux.
>
> - Tempo pg_dump  do Linux: 5 horas
> - Tempo pg_dump  do Unix:  7 horas, 6 horas
> - Queries no Unix  - mais lentas

Esses testes são inválidos, por não aproveitarem o paralelismo da
arquitetura Sun Sparc T5.  O conceito dela é de muito mais núcleos que
os Intel, embora cada núcleo individualmente seja possivelmente mais
lento que um núcleo Intel.  Algo parecido, embora menos radical, vale
também para os AMD.

Como o PostgreSQL ainda tem pouco paralelismo interno às consultas, um
teste válido teria de ser um teste em que se simulasse uma carga real
do sistema, com vários usuários e operação simultâneos.  Dependendo do
modelo específico, o T5 terá doze ou vinte núcleos, se não me fala a
memória, cada um dedicado a uma operação diferente simultaneamente.

À medida em que progredir a implementação do paralelismo no PosgreSQL,
esses testes ficarão mais fáceis.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org