> O aplicativo não é MS Windows é Python+PyQt rodando sobre ubuntu.

Melhor ainda.  Experimente os protocolos modernos, todos gratuitos:
X11, VNC, NX… cada um se adapta melhor a determinadas situações.  Rede
local X11, NX para /modens/, VNC para o intermediário.  Creio que há
mais protocolos ainda, como implementações livres do RDP do MS
Terminal Server, talvez do protocolo do Citrix Metaframe cujo nome
sempre esqueço… falta de opção não é.

> Nunca tive esse cenário antes, mas minha esperança para achar que dará certo
> é baseado no fato de que, se fosse uma aplicação WEB toda hospedada no
> servidor e acessada no escritório através de um navegador, a quantidade de
> dados trafegadas entre o servidor e o terminal no escritório seria maior
> pois não seriam apenas os dados armazenados no banco, mas sim os queries +
> conteúdo html + imagens, etc.

Na verdade, geralmente uma aplicação Web bem feita é relativamente
leve.  Haja visto que usamos todos os dias gMail &c.  Se o servidor
Web estiver próximo ao PostgreSQL, normalmente devia ser suficiente.

> Por se tratar de uma app desktop não existirá conteúdo de interface
> trafegando, apenas dados de queries.

Mas isso é que justamente é o mais pesado.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org