Em 24 de junho de 2017 21:19, Euler Taveira <eu...@timbira.com.br> escreveu:

> Uma das formas mais rápidas seria utilizando replicação. Para isso o
> hardware/SO deve ser (quase) igual. Uma vez montada a replicação [1], basta
> escolher uma janela de manutenção e fazer o failover (pg_ctl promote).
>

> [1] http://eulerto.blogspot.com.br/2017/02/replicacao-o-que-mudou.html

Outras opções não tão rápidas e talvez mais simples:

O OP está usando a versão 9.1. Se quiser mantê-la sejam quais forem
seus motivos (não recomendado), IMHO eu bloquearia todas as conexões
não administrativas de aplicativos para evitar novas informações
deixando somente a conexão local do postgres e faria um backup com
pg_basebackup (não dump [1][2]).

Caso contrário, se for uma migração definitiva para a versão atual 9.6
(recomendado), eu usaria o pg_dump mesmo. Vai demorar um ou dois dias
de acordo com o relato do OP, mas traria o benefício imediato de fazer
um upgrade.

[1] https://savepoint.blog.br/2010/05/06/dump-nao-e-backup/       -->
Não me canso de citar este artigo
[2] https://www.postgresql.org/docs/9.1/static/app-pgbasebackup.html