Em 6 de setembro de 2017 11:19, Neto pr <neto...@gmail.com> escreveu:

> Pessoal
>
> Já li em alguns foruns como abaixo, que alterar o Shared_Buffer para
> deixar mais memória RAM disponível p/ o SGBD as vezes acaba por
> diminuir o desempenho:
>
> https://www.postgresql.org/message-id/CACezXZ_w7HbqSxZ=5SJH=
> kxb4nbdnbpdejttsau6ec1aeo4...@mail.gmail.com
>
> Mas e no caso do Work_Mem, responsável por limitar a quantidade de
> memória RAM para o operacões de classificacão e ordenacão para uma
> única operacão, será que teria algum efeito colateral em alterar isso,
> para uma quantidade maior?

> [...]

O valor do WORK_MEM deve ser o maior possível. Mas o melhor valor pode
variar um pouco com o seu ambiente. Primeiro eu deixo para logar por um
tempo no servidor a criação de tabelas temporárias. Depois gero um
relatório com o pgBadger e avalio a geração de arquivos temporários no
pgBadger.
- Se o volume de tabelas temporárias criadas em disco for muito pequeno, é
sinal de que não há muita necessidade de aumentar o WORK_MEM.
- Se apenas algumas sessões estão gerando grandes arquivos temporários, eu
tento ajustar o WORK_MEM maior só para aquelas sessões ou usuários.
- Se muitas sessões estão gerando arquivos temporários eu aumento o
WORK_MEM globalmente.

Em geral ajusto o MAX_CONNECTIONS x WORK_MEM para algo entre 25%  a 50% da
RAM do servidor. Mas isso é apenas um chute inicial, imaginando que teremos
25% para o SHARED_BUFFERS e 25% para as sessões e 50% para o cache do SO.

Fábio Telles Rodriguez
blog: http:// <http://www.midstorm.org/~telles/>s
<http://tellesr.wordpress.com/>avepoint.blog.br
e-mail / gtalk / MSN: fabio.tel...@gmail.com
Skype: fabio_telles

Timbira - A empresa brasileira de Postgres
http://www.timbira.com.br