Olá.

Em 10 de outubro de 2017 02:15, centrisco...@gmail.com
<centrisco...@gmail.com> escreveu:

> Agradeço a todos pelas suas respostas.
>
> O Firebird não é um banco ruim. É fácil e até gostoso de se trabalhar com
> ele. Tenho notado que em algumas situações ele acaba ficando pra trás.
> A começar pelo material. Tem muita coisa na web, tutoriais, vídeos sobre o
> Postgres do que para Firebird.
>
> Vou seguir a dica do Marcos. Ir migrando como está e aprender com isso. Eu
> vejo que essa é a parte mais fácil. Difícil é convencer teu cliente a mudar
> de banco sendo que o mesmo o tem servido por uns 10 anos.

Migração de banco de dados envolve custos que muitas vezes não estão
muito explícitos, como qualificação da equipe de desenvolvimento e
sustentação. Além disto, você terá que reescrever funções, triggers,
views e outros objetos, além de readaptar instruções na sua aplicação
quando são usadas funções de banco.

Firebird não é um banco ruim, de fato, principalmente se usado em
aplicações que precisam de um banco de dados embarcado. O PostgreSQL é
muito mais robusto e resiliente, com mais funcionalidades, mas não foi
projetado para ser embarcado em aplicações - isso já foi discutido
várias vezes aqui na lista e já tenho experiência de ter trabalhado em
algumas empresas que tentaram fazer isso e criaram _monstros_ difíceis
de manter.

Se você hoje usa Firebird e pretende migrar para o PostgreSQL em uma
arquitetura cliente/servidor ou mesmo em várias camadas, isto é,
quando o banco de dados está em um servidor separado (não-embarcado),
você terá ganhos com escalabilidade no futuro quando o seu banco de
dados ter um tamanho considerável (vamos chutar, mais de 100 GB).

Já um banco de dados com 5 GB é ínfimo para qualquer SGBDR _que se
preze_, então não espere ganhos absurdos de desempenho somente por
mudar para o PostgreSQL neste momento.

Dependendo de como é sua aplicação, não compensa. Elucide corretamente
os recursos que existem no PostgreSQL que você pode se beneficiar
antes de migrar.

Tiago J. Adami
http://www.powerdba.com.br