A Rainha do Microndas
---------------------

Luis Fernando Veríssimo

Sérgio convidou Cláudia para jantar e disse que ele mesmo faria a
comida.

- O meu nhoque é famoso.

- Quero só ver, riu a Cláudia.

- Quarta-feira?

- Quarta-feira.

Na quarta-feira, Sérgio abriu a porta para Cláudia de avental.
Explicou que não, não acabara de decapitar uma galinha. O sangue no
avental não era sangue, era o molho do nhoque. Pequeno acidente. Nada
grave. Estava nervoso.

Instalou Cláudia na sala, perguntou se ela já queria começar no vinho
ou se preferia um aperitivo, ela perguntou se tinha Campari, não
tinha, ela disse que vinho estava ótimo, ele serviu o vinho, ela
perguntou se podia ajudar em alguma coisa, ele disse que não e voltou
para a cozinha. Quando sentaram-se para jantar, ela perguntou:

- Por que nervoso?

- Você aqui, no meu apartamento? Comendo a minha comida? Espera aí um
pouquinho.

Cláudia sorriu. Pensou em dizer "Eu é que devia estar nervosa,
sozinha, aqui no seu apartamento", mas não disse. Pensou em dizer "Eu
nunca esperava ser convidada", mas não disse. Pensou em dizer "Eu não
podia sonhar que você estava a fim de mim", mas não disse. Deixou o
sorriso dizer tudo.

- São de farinha.

- Hein?

- Os nhoques. Faço com farinha, acho que ficam mais leves. O engraçado
é que nhoque de farinha é considerado mais fino, mas o nhoque de
batata é mais caro. Como você está cansada de saber.

- Sérgio...

- Sim?

- Posso te fazer uma pergunta?

- Já sei o que você vai perguntar. O molho. Acertei? Esse gosto
diferente do molho. É o meu segredo. Você não adivinha o que tem no
meu molho. Ninguém adivinha.

- Não, Sérgio. Eu ia perguntar...

- Pergunte.

- Por que a gente não esquece os nhoques e...

Ela parou de falar quando viu a expressão no rosto dele. Surpresa e
dor.

Como se alguém tivesse lhe dado a notícia de uma morte na família. Uma
tia favorita, atropelada.

- Você não gostou.

- O quê?

- Do nhoque.

- Não, adorei. Adorei!

- Você não gostou do meu nhoque.

- Não é isso, Sérgio. Eu...

Ela não sabia como continuar a frase. "Eu ia sugerir que a gente
esquecesse a mesa e fosse para a cama"? "Eu pensei que o nhoque fosse
só um pretexto, ou uma mensagem cifrada, e ia pedir para pular as
preliminares e ir logo para o que interessava"? "Eu entendi tudo
errado"?

Ele começou a tirar o prato da sua frente. Ela segurou o prato.

- Sérgio, deixa. Eu amei o nhoque.

Ele, puxando o prato:

- Não precisa fingir.

Ela, puxando o prato com as duas mãos:

- É o melhor nhoque que eu já comi na minha vida, Sérgio. Juro.

Ele, puxando o prato com força:

- Eu vou servir outra coisa.

Ela:

- Não precisa!

Ele largou o prato e voltou para o seu lugar. Durante algum tempo
nenhum dos dois falou. Ela hesitou, depois recomeçou a comer o nhoque.
Pensou em pedir desculpa, mas concluiu que, também, não era o caso de
se humilhar. Pensou em fazer "mmm" depois de cada garfada, mas achou
que poderia ser acusada de ironia. Ele não estava comendo. Estava
estendido na cadeira, desconsolado, olhando para a parede. Ela o
magoara. Ela, decididamente, entendera tudo errado. Decidiu tentar uma
reconciliação.

- Qual é o segredo do seu molho, afinal?

Ele sacudiu a cabeça, querendo dizer que não valia a pena.

Só depois da sobremesa ele falou de novo.

- O que você ia me perguntar?

- Não, queria saber porque eu deixei você nervoso.

- Porque eu sei que você cozinha muito bem. Não queria fazer feio.

- Eu, cozinhar bem? Eu nem sabia como se fazia nhoque.

- Mas me disseram que você...

- Disseram errado.

- Tinha até curso na França.

- Iih, já vi tudo. Grande confusão. É a outra Cláudia!

- A outra Cláudia?

- Eu não sei fazer nada. Sou a rainha do microondas.

De madrugada, ela acordou e viu que ele a olhava. Os dois sorriram.
Ele perguntou:

- Por que você ficou?

Ela pensou em dizer "Para restaurar o meu ego". Pensou em dizer
"Porque você fez aquela cara quando eu disse para esquecer os nhoques,
e eu nunca agüentei ver cachorro abandonado". Pensou em dizer "Porque
sou uma estudiosa dos abismos humanos, e você promete". Mas disse:

- Porque mal posso esperar para provar seu café da manhã.

--

[],
1.000ton

Para receber piadas, envie uma mensagem em branco para:
[EMAIL PROTECTED]

Cuidado com o telível vílus do Cebolinha...