Documentação para comprovar irregularidades

A documentação exigida para provar que algum serviço não foi prestado vai depender do tipo de problema ocorrido. Por exemplo: se o pagamento de uma conta por meio do débito automático não foi feito no dia correto, é preciso comprovar o fato apresentando, pelo menos, o extrato bancário. Todos os serviços relacionados à conta corrente são controlados pelo extrato, e, por isso, ele é o documento oficial usado para se apontar irregularidades nos procedimentos bancários.

Recomenda-se que toda ordem de transação financeira feita por telefone, como investimentos, pagamentos e resgates, deve ser gravada pelo banco, para segurança do cliente e da própria instituição. Esta gravação não é obrigatória e fica a critério de cada banco, mas a maioria deles utiliza este recurso. Antes de operar estes serviços, o cliente deve verificar se o banco oferece esta segurança.

O cliente pode solicitar a gravação para comprovar ou não uma ordem. Se o banco não permitir o acesso à gravação e não atender o cliente, o consumidor deve entrar com uma ação requerendo seus direitos, no Banco Central. A fita costuma ficar guardada por três meses, mas esse tempo pode variar de acordo com o banco.

Por motivos de precaução, muitos bancos montam sistemas para que o próprio cliente dê todas as ordens diretamente por telefone. Todos os atos são registrados e confirmados pelo sistema eletrônico por meio de uma resposta audível.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Lista [EMAIL PROTECTED]
- Para assinar esta lista, envie e-mail para
[EMAIL PROTECTED]
- Para se desinscrever, envie e-mail para
[EMAIL PROTECTED] - mas pense bem antes! :)
- Para mais informacoes sobre esta lista, va\' no endereco
http://www.grupos.com.br/grupos/piadas.news
- Qualquer duvida sobre a lista, escreva para
[EMAIL PROTECTED]
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-


vote no iBest Grupos.com.br
página do grupo diretório de grupos diretório de pessoas cancelar assinatura

fin_titi2.gif

Responder a