Chico Buarque e o genro

Chico Buarque e a filha Heloísa tomam vinho no Garcia & Rodrigues do Leblon.

- Papai, estou apaixonada.
- Que ótimo, filha. Fico contente. Como ele é?
- Bem, ele é músico como o senhor.
- Então é boa gente.
- Ele é de Salvador.
- Deixa eu ver se adivinho: é o Caetano?
- Não, pai, ele é negro.
- É o Gil?
- Não, muito mais novo.
- É um filho do Gil?
- Também não. O nome dele é Carlinhos Brown.
- Essa família eu não conheço.
- Ele inventou a Timbalada.
- Tudo bem, filha. Contanto que não apoie o ACM, o resto eu aceito...

Um mês depois Carlinhos Brown já está freqüentando a casa de Chico.
As conversas na hora do jantar são confusas.
- Minha filha disse que você é músico.
- A nível de uma compreensão mais universal da coisa é melhor me
chamar de artista-world-show-man, Chicão.
- Ele quis dizer sim, papai.
- Foi o que eu imaginei... E que tipo de música você faz, Carlinhos?
- Eu faço uma música que traz o Brasil pro mundo, que o insere no
contexto da globalização de culturas, nada mais é de ninguém, o que são as
fronteiras além de linhas no chão, não é?
- Ele quis dizer que faz o world-music, pai.
- Obrigado, filha. Essa foi difícil.
- Canta um pedacinho de uma música sua pra ele ouvir, Carlinhos.
- Tá bom, amor, lá vai: ''cores e rataplan, rataplan e cores, cores
e rataplan, rataplan e cores, cores de Manhã, rataplan e cores, cores de
manhã, rataplan e cores...'' e aí, Chicão, gostou?
- Eu... não entendi muita coisa. Essa é a primeira estrofe?
- Não, é a música inteira. Terminei hoje quando descobri que manhã
rima com rataplan. Puta sacada,não?
- Grande. Mas, por favor, Carlos, não batuque mais na porcelana...
__________________________

Seis meses se passam e o clima de animosidade entre Chico e
Carlinhos aumenta sensivelmente.
- Quer dizer, Carlinhos, que você nunca ouviu um disco meu?
- Pra falar a verdade, senhor Chico, eu prefiro sua fase anterior à
Banda.
- Mas eu não fiz nada antes de A Banda!
- Foi o que eu quis dizer...

Heloísa cutuca Carlinhos com o cotovelo, repreendendo-o. Chico não
deixa barato.
- Pelo menos as pessoas entendem a letra de A Banda!
- Mas em compensação não entendem As Vitrines, Tanto mar, O caderno...
- Você não entendeu O caderno, amor? - se sobressalta Heloísa.
- Sei lá, Helô, ouvi quando era criança... - diz Carlinhos sem jeito.
Chico sorri satisfeito.
_________________________________

Um ano e os ânimos se arrefeceram. Heloísa está grávida e
a família toda unida toma café na varanda.
- Como será o nosso filho, não, amor? Eu quero que ele tenha os
olhos do...
- ... do avô, claro - intervém Marieta - O Chico tem os olhos mais
lindos da família.
Heloísa e Carlinhos concordam. Unanimidade. Ela continua:
- Eu quero que ele tenha o cabelo da minha mãe, que eu acho lindo.
A boca do tio Aurélio. O sorriso do tio Haroldo...
- E o meu nariz! - berra Carlinhos - Meu filho vai ter o meu nariz!
Silêncio geral. Carlinhos não pára.
- Minha família inteira tem o meu nariz. Se esse moleque nascer
com nariz diferente é porque não é meu...

Marieta puxa Chico de lado.
- Vamos conversar a sós, querido?
Uma semana depois, Marieta e Chico se separaram. Uma relação de
trinta anos pode aguentar tudo, menos o Carlinhos Brown metendo o nariz na
conversa.