Conta-se que Dona Ruth Cardoso morreu e foi parar na porta do céu. Enquanto estava em frente a São Pedro nos Portões Celestiais, ela, que nunca foi muito crédula, estava a analisar tim-tim por tim-tim lá do céu, foi quando viu uma enorme parede com relógios e mais relógios, e cada um marcava uma hora
diferente!...
Ela, que ficou muito curiosa, perguntou a São Pedro:
- "Que são todos estes relógios?"
São Pedro respondeu:
 -"Ah, estes são os Relógios de Mentira"
 -"Como assim??" quis saber ela,
 E São Pedro explica com toda calma possível
-"Todo mundo na Terra tem um Relógio de Mentira. A cada vez que você mente, os ponteiros de seu relógio se movem."
-"Oh," disse Dona Ruth, "Então esta coisa de quem mente ou deixa de mentir, é mesmo levada a sério, não é?
 - "Sim minha filha, muito mesmo, tudo, está sendo marcado!"
 Então Dona Ruth continuou sua análise de pura curiosidade, apontando para um dos que mais lhe chamara a atenção:
- "De quem é aquele relógio ali, parece até que só tem um ponteiro??"
-"Pertenceu à Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram, indicando que ela nunca mentiu em toda sua existência na Terra."
 -"E aquele que marca apenas dois minutinhos? De quem será?"
 -" Foi de Abraão Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas vezes, indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a sua vida terrena."
 -"São Pedro, o Senhor teria o relógio de meu marido por aqui?
 -"Ah! O de FHC está num lgar muito especial, está na minha sala. Estou usando-o como ventilador de teto."