Dos males, o menor...

Num favelão, dia de sol, calor infernal. Três homens entram num barraco
pequeno, quente e úmido, arrastando um rapaz magrinho e franzino pelos
braços. Lá dentro, o Djalmão, um negão enorme, muito suado, fedendo, cara de
enjoado, palito no canto da boca, limpando as unhas com um facão de cortar
côco.

Um dos homens diz:
- Djalmão, o Chefe mandou você dar uma enrabadinha nesse cara aí. Disse que
é pra ele aprender a não se meter a valente com o pessoal da favela. A
vítima grita de desespero e implora por perdão, mas o Djalmão apenas rosna,
ignorando os lamentos do homem:
- Pode deixar ele aí no cantinho, que eu cuido dele daqui a pouco.
Quando o pessoal sai, o rapaz disse:
- Sr. Djalmão por favor, não faz isso comigo não, me deixa ir embora, eu não
digo para ninguém que o senhor me deixou ir embora sem a punição...
Djalmão disse:
- Cala boca e fica quieto ai.
Cinco minutos depois, chegam mais dois homens arrastando um outro:
- O chefe mandou você cortar as duas mãos e furar os olhos desse elemento
aí. É pra ele aprender a não roubar dinheiro das "bocas de fumo" e nem botar
olho grande, no que é dos outros.
Djalmão, com voz grave:
- Deixa ele aí no cantinho que eu já resolvo.
Pouco depois, chegam os mesmos homens, arrastando outro pobre coitado:
- Djalmão, o chefe disse que é pra você cortar o instrumento de prazer desse
cara aqui, pra ele aprender a não se meter com a mulher do chefe. Ah! Ele
falou ainda pra você cortar também a língua dele e todos os dedos das mãos,
para não haver a menor possibilidade dele bolinar mulher nenhuma da favela,
tá?
Djalmão, voz mais grave ainda:
- Já resolvo isso. Bota ele ali no cantinho, junto com os outros.
Os homens saem do barraco, e o primeiro rapaz entregue aos cuidados do
Djalmão diz, com voz baixa:
- Seu Djalma, com todo o respeito... eu sei que o senhor é um homem muito
ocupado, e eu estou vendo que tem muito serviço... Eu só queria lembrar,
para o senhor não se confundir: - eu sou o da enrabadinha, tá?