Ao vir pro Brasil Manuel fica fascinado com a caixa de fósforos e resolve
mandar uma de presente pra Maria em Portugal, junto com uma carta
explicando o seu uso. Dias depois, recebe um telegrama de Maria: Não
funciona. Incrédulo, Manuel comenta: Mas como? Eu testei um por um.

Manuel vem dirigindo pela estrada. Uma viatura da polícia rodoviária o
faz parar e o guarda lhe pede a carta. Carta? Ora, mas eu fiquei de lhe
escreveire?

Então, Manuel, como tem se sentido com os banhos que lhe receitei? Muito
bem, doutoire o que sinto é o corpo um pouco pegajoso. Pegajoso? É, eu
acho que é por causa do açúcar. Açúcar? O senhoire não mandou tomaire
banhos de água douce? Ora, pois.

Manuel e Maria resolvem ir ao Teatro Municipal. Percebendo estarem
atrasados, o marido pede a mulher que se apresse. Após muitos retoques,
Maria termina de se arrumar e eles se dirigem às pressas para o teatro.
Ao entrarem, o apresentador está anunciando: Ouviremos a 5a. Sinfonia de
Beethoven. Irritado, Manuel ralha com Maria: Estás vendo, mulher? Por tua
causa perdemos as outras 4!

Manuel chega no chaveiro e pede: Seria possível o senhoire abrir a porta
do meu carro, pois travou-se com as chaves dentro? Pois não, senhor, se
puder aguardar um instante. Mas seja breve, por favoire, parece que vai
choveire e o meu carro não possui capota, ora pois!

Você sabe quantos portugueses são necessários pra trocar uma lâmpada?
Não. 5. Um sobe na mesa e segura a lâmpada e os outros 4 rodam a mesa.