Manuel vai a uma festa grã-fina. Ressabiado, com medo de dar algum fora,
fica observando como os demais convidados se comportam. O jeito correto de
beber, de comer. Observa alguém já satisfeito, palitando os dentes, com
discrição. Mais tarde, o anfitrião, vem cumprimentá-lo: E aí Manuel? Está
sendo bem servido? Olhe, pá? Eu nunca comi tão bem! Só daqueles palitinhos,
que as pessoas comem escondido, tapando a boca com as mãos, eu já comi uns
15.
Manuel compra um açougue. Um dia chegam gritando em sua casa: Seu Manuel,
seu Manuel! O seu açougue pegou fogo! Ora, não tem importância. A carne
está na geladeira.

O freguês entra no bar do Manuel e lê o cartaz afixado na parede: Pão
simples: 5 reais. Pão com manteiga: 8 reais. Pão sem manteiga: 10 reais.
Estranha e pergunta: Manuel, por que o pão sem manteiga não custa o mesmo
que o pão simples? Porque dá mais trabalho, ora! A gente tem que
colocaire a manteiga depois tiraire!

Manuel vai pela 1a. vez ao cinema. Chega na bilheteria e compra uma
entrada. Daí a pouco, volta e pede mais uma. Não passam mais que 2
minutos, vem comprar outra. A bilheteira chia: Po, meu! Por que você não
compra todas de uma vez? Não me culpe, senhorita! É que tem um gajo ali
na porta que, toda vez, me toma o bilhete e rasga!