"Cartilha de Combate à Dengue"

    O Ministério da Saúde acaba de divulgar uma cartilha para tirar as dúvidas mais recentes que surgiram entre a população.

    1) Todo Aedes Aegypti transmitem a dengue?
    - Não há motivo de pânico. Nem todo Aedes Aegypt estão contaminados. Só  os que picarem você.

    2) Acabei de ser picado por um Aedes Aegypti. O que devo fazer?
    - O local da picada está infectado. A solução é evitar que o sangue da região se espalhe pelo corpo. Pegue um O.B. ou um Tampax e insira rapidamente na ferida, de modo que o absorvente sugue o sangue contaminado. Se o O.B. ou o Tampax não couber na picada, pegue uma faca  e alargue a ferida, até que haja espaço suficiente para a inserção do absorvente.  Caso não exista nenhum absorvente nas proximidades, corte o membro infectado na raíz.

    3) Quando tomo banho, fico com o umbigo cheio d´água. Meu umbigo é um foco para larvas da dengue?
    - Sim. O melhor a fazer é não lavar o umbigo, pois o Aedes Aegypti gosta de água limpa. Deixe a água que se acumula no seu umbigo sempre suja.
Você poderá também enfiar um xumaço de algodão ou perfex dentro do umbigo e vedar nas laterais da barriga com um esparadrapo, afim de que não acumule água na cavidade.

    4) Não importa o que eu faça, sempre há mosquitos em minha casa. O que posso fazer para dormir seguro?
    - Nesse caso, pegue um pote raso e deposite um pouco de seu sangue no recipiente. Em vez de o Aedes Aegypti picar você para se alimentar, o mosquito irá direto ao pote, para poupar trabalho. Caso vc queria ser fashion, troque o pote raso por um penduricalho daquele que dão para beija flor.

    5) Se eu pegar um Aedes Aegypt morto e o prender com fita durex na parede da minha casa, outros mosquitos ficarão intimidados e abandonarão o local?
    - Não. Os Aedes Aegypti não se intimidam diante de cadáveres de amigos mortos. Como o próprio nome diz, o mosquito vem do Egito, onde a população é muçulmana. O Aedes Aegypt encara a morte de seus companheiros como um sacrifício pela causa de sua espécie. Ver um cadáver de um colega exposto só vai aumentar seus brios e o ímpeto de seus ataques.

    6) Uma aranha no meu quarto comeu um Aedes Aegypti. A aranha está contaminada?
    - Sim. Chame as autoridades urgentemente para exterminar a aranha. A tendência é que ela tente atacar você para transmitir a dengue. Não tente matá-la, pois a aranha com dengue fica mais agressiva e pode dominá-lo, prendendo você e toda sua família em sua teia.

    7) O combate à dengue parece ineficaz. A culpa é do governo?
    - Não. A culpa é sua, que escolheu a atual administração do Estado. Boa sorte no próximo voto, caso você sobreviva à dengue hemorrágica.

-----