COMO É A VIDA DO HOMEM

Deus criou o burro e disse:
- Serás Burro, trabalharás incansavelmente de sol a sol, carregarás alforjas nas costas, comerás pasto, não terás inteligência e viverás 30 anos.
O burro responde:
- Farei tudo isso, porém viver 30 anos é demais, dê-me somente 10 anos.
E assim fez Deus.
Deus criou o cachorro e disse:
- Serás cachorro, cuidarás da casa dos homens e serás seu melhor amigo, comerás a comida que te derem e viverás 20 anos.
O cachorro respondeu:
- Farei tudo isso, porém viver 20 anos é demais, dê-me somente 10 anos.
E assim fez Deus...
Deus criou o macaco e disse:
- Serás macaco, saltarás de uma copa a outra das árvores, fazendo palhaçadas simpáticas, serás divertido e viverás 20 anos.
O macaco respondeu:
- Farei tudo isso, porém viver 20 anos é demais, dê-me somente 10 anos.
E assim fez Deus...
Finalmente, Deus criou o homem e lhe disse:
- Serás homem, o único ser racional sobre a face da Terra, usarás tua inteligência para subjugar aos demais animais da natureza e viverás 30 anos.
O homem respondeu:
- Serei o mais inteligente dos animais, dominarei mundo, porém viver 30 anos é pouco. Senhor, dá-me os 20 anos que recusou burro, os 10 do cachorro e os 10 do macaco.
E assim fez Deus...
Por isso o homem vive 30 anos como homem, se casa e passa a viver mais 20 anos como burro, trabalhando de sol a sol e carregando tudo sobre os seus ombros, depois se aposenta e passa a viver 10 anos como cachorro, cuidando da casa e comendo o que lhe dão, e então fica velho e vive mais 10 anos, como um macaco, saltando da casa de um filho a casa de outro e fazendo palhaçadas para divertir aos seus netos.